Vai perfurar um poço? Conheça os principais tipos de poços e suas características.

Antes de escolher qual tipo de poço é ideal para a sua necessidade, você precisa entender a diferença entre os principais.

  • Poço simples: Também chamado de poço “caipira”, é aquele perfurado manualmente, com diâmetro em torno de um metro e a profundidade variável (até encontrar água). São poços que visam a captação de água do lençol freático uma vez que a camada impermeável não é perfurada, sua água pode ser facilmente contaminada por eventos externos, como chuva, agrotóxicos, etc.
  • Poço semi artesiano: Pode ter a mesma profundidade de um artesiano, a diferença está em um fenômeno chamado “artesianismo” fazendo o poço jorrar. Já o poço semi artesiano precisa de um conjunto motobomba instalado no interior do poço para captar a água detectada.
  • Poço artesiano: O fenômeno de “artesianismo” trata-se da elevação do nível de água no poço gerado pela pressão no aquífero confinado. Se a água eleva-se naturalmente acima da superfície do terreno, este poço será classificado como jorrante, necessitando apenas de instalação de equipamentos para controlar a saída da água.

Entendendo mais sobre os tipos de poços, fica mais fácil definir qual é o ideal para o seu caso, não é mesmo? E se você está em busca das melhores soluções para reduzir riscos e economizar no momento de perfurar um poço, conte com a Detectwater.